sábado, 29 de novembro de 2008

Hidroginástica, passeio ciclístico e caminhada marcam inauguração da Ciclovia da Costeirinha

Novo espaço para a prática de esporte e lazer leva o nome do saudoso desportista Clarinaldo de Oliveira

No próximo sábado, 29, às 8h, o prefeito Fernando Jordão estará entregando oficialmente á comunidade a Ciclovia da Costeirinha. A Prefeitura de Angra ampliou o programa de ciclovias no município, com obras que aumentaram a malha cicloviária da cidade, além do espaço físico para a prática da corrida e da caminhada. Além disso, as obras realizadas no local darão mais conforto e segurança para os desportistas que participam de competições de natação e biatlon na Costeirinha, e para as pessoas que se exercitam nas já tradicionais aulas de hidroginástica. O acesso à praia foi melhorado com a construção de uma nova escada, principalmente para maior comodidade do público da terceira idade que é usuário mais rotineiro das atividades da hidroginástica.

O espaço também foi todo urbanizado, tanto no acesso à praia da Costeirinha como próximo aos campos de futebol do aterro do São Bento, ganhando jardins, bancos, e novos aparelhos para a prática de exercícios físicos. Logo após a inauguração do novo espaço, várias atividades de lazer irão acontecer no local, como o passeio ciclístico com a garotada que participa das atividades esportivas das escolinhas da prefeitura, uma caminhada ao longo da extensão da ciclovia com a integração de um grupo da terceira idade e um aulão de hidroginástica.

A comunidade sem dúvida ganhou mais uma opção para dar sua pedalada e de se exercitar com mais tranqüilidade e segurança, com a extensão da ciclovia da Costeirinha. O novo espaço ganha o nome do desportista angrense Clarinaldo de Oliveira, que faleceu em maio passado aos 61 anos. Clarinaldo tinha uma vida ativa como atleta, e era uma das personalidades mais entusiastas e incentivadoras do esporte, principalmente da natação e biátlon. Ele foi presidente da Associação Baratas da Costeira. O prefeito Fernando Jordão, junto com o secretário de Esporte e Lazer, Hudson de Souza Viana, vão descerrar uma placa de inauguração com o nome de Clarinaldo de Oliveira, num monumento que foi construído no local.

A inclusão das ciclovias gera mais qualidade de vida

Nos dias de hoje, andar de bicicleta ou se exercitar através dela, não significa somente uma condicionante para se ter boa saúde e bem-estar, o fato é que a bicicleta pode ser, sim, uma opção eficaz de transporte no cotidiano das pessoas que vão para o trabalho, para escola ou que tenham outro destino. Os projetos das ciclovias vêm sendo desenvolvidos também para efeito de desafogamento do tráfego, sendo capazes de minimizar os problemas no sistema de transportes, contribuindo, e muito, para tirar uma parte dos carros das ruas, como também ajudar na redução dos níveis de poluição na cidade.

Hoje, praticamente todas as capitais brasileiras, assim como muitas cidades médias e pequenas, contam com projetos de ciclovias, e Angra dos Reis também está “pedalando” nesta direção. É inegável o potencial oferecido pela bicicleta, tanto pela “geração saúde” como também pela real alternativa de transporte, proporcionando mais qualidade de vida.

Buscando estimular o uso da bicicleta, não só como uma ferramenta habitual e saudável de quem pratica atividade física na cidade, mas também como um meio de transporte para a população, a Prefeitura de Angra amplia o programa de ciclovias no município, com obras que aumentam a malha cicloviária, além do espaço físico para a prática da corrida e da caminhada.

Eventos de passeios ciclísticos nos bairros

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, já planeja a realização de eventos de passeios ciclísticos para o próximo ano visitando os bairros, o que irá proporcionar mais uma opção de lazer ás comunidades.

A idéia é muito bem vista pelo novo governo que assumi a partir do dia 1º de janeiro de 2009 e pretende integrar as pessoas que já possuem as suas bicicletas, como também aquelas que não as têm ainda. A prefeitura adquiriu cerca de 50 bicicletas, que hoje fazem parte do patrimônio do município, em equipamentos de uso na prática de atividades físicas buscando o estímulo do exercício junto a crianças e jovens que gostam de andar de bicicleta.

Os professores de educação física e recreadores da Secretaria de Esporte e Lazer vão até as comunidades promover passeios ciclísticos dentro de uma agenda pré-definida, agregando mais uma opção de lazer aos moradores dos bairros a serem visitados.

Empate do Novo Camorim com o Náutico antecipa classificação de Frade e Estrela Branca para a semifinal

Novo Mundo também já está garantido e a outra vaga será disputa será entre CRPCA e BEC

Náutico e Novo Camorim deram adeus as chances de classificação para as semifinais do Campeonato Angrense de Futebol da 1ª divisão após o empate em 5 a 5 em jogo realizado na noite da última segunda-feira, 24, à noite, no Estádio Municipal. Ambos ainda disputavam um das duas vagas em suas respectivas chaves, A e B, porém precisavam da vitória para continuarem sonhando com a classificação. Com esse resultado, Frade e Estrela Branca, da chave B, garantiram antecipadamente a classificação para a semifinal, mesmo ambos ainda tendo mais um jogo na competição, podendo até perderam as partidas. Outro que já está assegurado é o Novo Mundo, pela chave A, mesmo que perca a sua última partida diante do Frade nesta quarta-feira, 26, à noite, no Estádio Municipal.

Mas é justamente o outro confronto que será o fiel da balança para apontar a outra equipe da chave A que conseguirá a vaga. O Estrela Branca vai enfrentar o CRPCA, em jogo programado para esta quinta-feira, 27, à noite, no Estádio Municipal. CRPCA depende apenas de um simples empate para garantir a classificação, pois tem cinco pontos e chegaria a seis, empatando em pontos com o BEC, que não joga mais, e garantiria a outra vaga na chave A pelo segundo critério de desempate como prevê o regulamento, o saldo de gols. O CRPCA tem um saldo de 3 contra 1 gol do BEC. Um jogo onde estão envolvidos os interesses de três times do bairro do Belém, porém um já está classificado e os outros dois disputam uma única vaga e um vai sobrar.

Jogos que restam:

Data

Dia

Hora




Local

26/11

Qua

19:30h

NOVO MUNDO

x

FRADE

Estádio Municipal

27/11

Qui

19:30h

CRPCA

x

ESTRELA BRANCA

Estádio Municipal

Classificação Campeonato Angrense – 1ª divisão

Chave A

PG

J

V

E

D

GP

GC

S

1º) Novo Mundo

6

3

2

0

1

5

4

1

2º) BEC

6

4

1

3

0

4

3

1

3º) CRPCA

5

3

1

2

0

9

6

3

4º) Náutico

4

4

1

1

2

10

12

-2

5º) Bonfim

3

4

1

0

3

2

7

-5

Chave B

PG

J

V

E

D

GP

GC

S

1º) Frade

8

4

2

2

0

7

3

4

2º) Estrela Branca

7

4

2

1

1

8

7

1

3º) Novo Camorim

5

5

1

2

2

10

13

-3

4º) Independente (Eliminado)

4

4

1

1

2

7

6

1

Quadrangular da Japuíba vence e passa a ser vice-líder no Campeonato de Futebol Evangélico

O time da Igreja Quadrangular da Japuíba melhorou a sua posição na tabela de classificação do Campeonato Angrense de Futebol Evangélico, após a vitória de 1 a 0 sobre a equipe da Primeira Igreja Batista(PIB) do Frade na última terça-feira, 25, à noite no Estádio Municipal. Da quinta colocação o Quadrangular passou a vice-liderança da competição agora com 10 pontos ganhos. No outro jogo da 5ª rodada realizada ontem, empate em 2 a 2 entre as equipes da Congregacional da Japuíba e Ministério da Reconciliação que passam ocupar respectivamente o 3º e 6º lugares na competição.

O time da Igreja Metodista do Balneário continua liderando o campeonato com 12 pontos ganhos, única equipe invicta no torneio, e volta a jogar neste sábado, 29, no Estádio Municipal, às 16h, quando enfrenta o PIB de Mambucaba. Além desta partida, complementam a 5ª rodada os jogos: às 17h Assembléia de Deus Madureira X Ministério da Reconciliação e às 18h jogam PIB do Centro X Quadrangular.

A competição que é promovida pela LED(Liga Evangélica de Desportos), com o apoio da LAD(Liga Angrense de Desportos) e da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, tem o seguinte raio-x: já foram jogados 20 partidas e até o momento foram marcados 74 gols, dando uma média de 3,7 gols por partida.

Classificação:

PG

J

V

E

D

GP

GC

S

1º) Metodista do Balneário

12

4

4

0

0

9

1

8

2º) Quadrangular da Japuíba

10

5

3

1

1

10

7

3

3º) Congregacional da Japuíba

9

6

2

3

1

10

8

2

4º) PIB de Mambucaba

8

5

2

2

1

13

9

4

5º) Assembléia de Deus Madureira

7

4

2

1

1

17

4

13

6º) Ministério da Reconciliação

4

5

1

1

3

8

13

-5

7º) PIB do Frade

3

6

1

0

5

6

18

-12

8º) PIB do Centro

3

5

1

0

4

3

16

-13

Confira os jogos:

Rodada

Data

Dia

Hora

Jogos

Local

29/11

Sábado

16h

PIB Mambucaba


x


Metodista

Estádio Municipal

29/11

Sábado

17h

Madureira


x


M.Reconciliação

Estádio Municipal

29/11

Sábado

18h

PIB Centro


x


Quadrangular

Estádio Municipal