sexta-feira, 30 de maio de 2008

Prefeitura de Angra une projetos do PEC e Gol Social na formação de equipes para a disputa da Copa Zico de Futebol

Agnaldo, Zico, Eliane e Viviane, durante o coquetel de lançamento da Copa Zico de Futebol no CFZ.
As Secretarias de Esporte e Lazer e Ação Social estão unindo esforços para a formação de duas equipes, com crianças das escolinhas do PEC – Projeto de Esporte para Crianças - e Gol Social, para disputar a I Copa Zico de Futebol. Essa integração foi reafirmada com a participação dos coordenadores dos dois projetos no evento do dia 19 de maio, no coquetel de lançamento do campeonato, na sede do CFZ – Clube de Futebol Zico – no bairro do Recreio, no Rio de Janeiro.
A I Copa Zico tem início previsto para o dia 22 de julho, com todos os jogos sendo realizados no CFZ e a final da competição no Maracanã. Angra será representada por dois times, nas categorias Sub11 e Sub13. A comissão técnica, formada por integrantes responsáveis pelas escolinhas das duas secretarias, vai realizar uma peneira com a criançada dos pólos de futebol da Prefeitura no dia 7 de junho, num sábado, no campo do Barbosão, no Belém, das 14 às 18h, começando assim a definição na formação das duas equipes.
A comissão técnica tem os seguintes integrantes: Agnaldo, Eliane, Cristiano, Batista, Jorge Licinho, Moisés e Marquinho, todos da Secretaria de Ação Social e pela Secretaria de Esporte e Lazer, Waltinho, Viviane, Zezé e Leco. Nesta 3ª feira, 3 de junho, eles vão estar reunidos na sede da Secretaria de Ação Social, ás 14h, com todos os professores dos Pólos de futebol dos projetos Gol Social e PEC para definição do planejamento do trabalho a ser desenvolvido pela equipe. É importante ressaltar que o projeto Gol Social já fez duas visitas ao CFZ e nas vezes que esteve no centro de treinamento

Chuva no final de semana provoca adiamento de eventos esportivos

Como a chuva já se faz presente nesta sexta-feira em Angra e a previsão é dela continuar intensa em todo o final de semana, alguns eventos esportivos que estavam programados para acontecer neste período foram adiados, sendo que alguns ainda sem data de remarcação.
As partidas da semifinal do Campeonato Angrense de Futebol categoria Infantil - competição organizada pela LAD (Liga Angrense de Desportos) - entre Real X Independente e Estrela Branca X Escolinha do Batista, foram transferidas deste sábado, 31, para o dia 7 de junho, nos mesmos horários e local, no Estádio Municipal.
O jogo amistoso entre Monsuaba e Seleção Angrense, times de máster, que marcaria a inauguração do campo de futebol da Monsuaba, no próximo domingo, 1º de junho, às 11h, foi adiado também e a princípio sem uma data agendada para a remarcação da partida. Ainda no bairro, a equipe do projeto “Vem brincar com a gente” marcaria presença para animar a criançada com muitas brincadeiras, mas também foi adiado.
O “Sábado na Praça”, evento da Prefeitura de Angra, que estava programado para acontecer neste sábado, 31, no Campo da Porteira, na Japuíba, também foi adiado, só que já agendado para acontecer no dia 14 de junho, no mesmo local e horário.
Neste evento, a Secretaria de esporte e Lazer estaria presente com o projeto “Vem brincar com a gente”, levando muitas atividades de entretenimento e lazer para a comunidade local e além das brincadeiras, seria realizado um jogo amistoso da escolinha de futebol do PEC – Projeto de esporte para Crianças – e da escolinha do projeto Gol Social da Secretaria de Ação Social.
Durante essa partida, a garotada dos dois projetos da Prefeitura de Angra, de iniciação no futebol, iria receber a visita de alguns jogadores do time profissional do Angra Esporte Clube. Outra atividade prevista para o “Sábado na Praça” envolvendo ações do esporte, era a presença das crianças da escolinha do PEC de Hipismo, que vem brilhando nas competições estaduais.
Fabrício Carvalho, jogador do Angra, iria ao evento "Sábado na Praça", para dar autográfos para a criançada.
Futebol de praia e vôlei de areia ainda sem adiamento
Ainda não está confirmado é o adiamento das rodadas dos campeonatos de futebol de praia do Aterro do São Bento, 1ª e 2ª divisões, a se definir neste sábado pela manhã, como já prevê o regulamento destes competições. As rodadas estão marcadas para acontecer no sábado à tarde e domingo de manhã. Outro evento esportivo que ainda não teve anunciado o seu adiamento é a 4ª etapa do circuito angrense de duplas de vôlei de praia, prevista para acontecer na Praia do Anil neste domingo, 1º de junho, pela manhã.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Dia do Desafio em Angra tem participação de mais de 1/3 da população e vence a cidade mexicana











Participação da população angrense quintuplicou em relação ao ano passado.
De 10.367 em 2007 para 50.318 participantes em 2008.
Angra dos Reis venceu a “disputa” do Dia do Desafio 2008 na concorrência com a cidade de Soledad de Graciano Sánchez, do Estado de San Luís Potosi, no México. Angra atingiu a marca de 50.318 pessoas participantes no evento desta última quarta-feira, 28, chegando ao percentual de 33,89% em relação ao número de habitantes que é de 148.476. A cidade mexicana conseguiu a participação de 28.352 pessoas obtendo o percentual de 12,50% de acordo com os seus 226.803 habitantes. Angra quintuplicou o número da sua participação em relação ao ano de 2007 que foi de 10.367 pessoas, o que demonstra uma grande mobilização da cidade nos seus mais variados segmentos.
O chamamento da Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, deu certo, pois diferentemente do ano passado, desta vez houve a participação bem maior das escolas, academias, comércio e empresas, por meio de seus alunos e funcionários e ainda do cidadão que passava pelas ruas de Angra e participava do desafio de fazer pelos menos 15 minutos de atividade física nos postos montados pela equipe da Secretaria.
As escolas municipais e estaduais fizeram com que todos os alunos, de todos os turnos, fizessem uma caminhada de 20 minutos, além das atividades de Educação Física, que aconteceram normalmente no dia 28. Os professores também participaram das atividades. As academias registraram além da musculação, as atividades de ginástica, pilates, step, hidro, natação, tênis, entre outras.
O Dia do Desafio é um evento internacional de atividade física, que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, com o objetivo de despertar ao redor do mundo a consciência para a importância do exercício físico, incentivando a regularidade de hábitos saudáveis, combatendo o sedentarismo. Cada vez mais cidades em todo o mundo participam do Dia do Desafio, que na América Latina tem a coordenação do SESC São Paulo.

Números da participação:
Escolas Municipais = 24.426 alunos
Escolas Estaduais = 17.208 alunos
Academias em geral = 2.117 alunos
Empresa Limpacol = 200 funcionários (ginástica laboral)
Estádio Municipal (diversas atividades durante todo o dia) = 915 pessoas
Cais de Santa Luzia = 798 pessoas
Pólos do projeto esporte na comunidade = 2.280 crianças (atividades como basquete, vôlei,futebol, futsal...)
Pólos do projeto atividade corporal = 1.211 pessoas (hidroginástica, ginástica, caminhada assistida e aeroboxe)
Colégio Naval = 632 alunos
Costeirinha ( caminhada e natação durante todo o dia) = 531 pessoas
Total de pessoas que participaram do Dia do Desafio = 50.318
.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Nacional é cada vez mais líder no Super de Praia da 2ª divisão


O time do Nacional segue cada vez mais líder do Supercampeonato de Futebol de Praia da 2ª divisão após mais uma vitória, desta vez diante do Boca Júnior, por 4 a 0, na última rodada ocorrida no domingo passado, 25. Ainda faltam quatro rodadas para o fim da primeira fase e muita coisa ainda pode acontecer, principalmente pelo fato de que atualmente a distância de uma equipe para outra na classificação é de apenas um ponto, com exceção do Nacional que abriu uma diferença de quatro pontos em relação ao segundo colocado, que é o Estrela Azul que tem 11 pontos ganhos, após a vitória sobre o Ajax por 2 a 0. Nos outros jogos da rodada Família 1 X 1 Palmeiras, Jardim Balneário 2 X 1 Veleiro e Moleques do B 2 X 0 Vasco Angra. O Falange folgou na última rodada.

Classificação da 2ª divisão após seis rodadas:
1º) Nacional...............15 PG
2º) Estrela Azul..........11 PG
3º) Moleques do B......10 PG
4º)Veleiro......................9 PG
5º) Palmeiras................8 PG
6º)Vasco Angra.............7 PG
Boca Júnior..............7 PG
8º) Família.....................5 PG
J. Balneário...............4 PG
Ajax............................4 PG
11º) Falange..................1 PG

Próxima rodada (a 7ª) – Domingo pela manhã
Nacional X Palmeiras
Família X Vasco Angra
Moleques do B X Ajax
Estrela Azul X Veleiro
Jardim Balneário X Falange
Folga: Boca Júnior

terça-feira, 27 de maio de 2008

DIA DO DESAFIO EM ANGRA É NESTA QUARTA-FEIRA, DIA 28





Programação em Angra:
  • Os programas de atividades nas comunidades – PEC (Projeto de Esportes para Crianças) e PAC (Projeto de Ação Corporal) estarão desenvolvendo ações em seus respectivos pólos.
  • No Belém, Jacuecanga e Perequê acontece o passeio ciclístico e o aulão de ginástica, a partir das 8 da manhã;
  • No Camorim Grande acontecerão atividades recreativas na praia a partir das 9h da manhã;
  • No CEAV vai ocorrer recreação aquática – a partir das 9h;


  • Na Praça Codrato de Vilhena, no Centro, conhecida como Praça do Papão, muitos jogos recreativos (pingue-pongue, jogo de botão e jogo de futebol na tábua de pregos) e ainda aulas de ginástica, dança e aeroboxe. - a partir das 9 da manhã;


  • Ginástica Laboral na empresa Limpacol, no Areal, com a professora Juliana, a partir das 7 da manhã;


  • No Cais de Santa Luzia, Centro, o Mestre Kadena, estará desenvolvendo uma atividade física, onde os participantes deverão encher três caixas de água de 1.000 litros, com copinhos de café de 20ml. O objetivo é conscientizar para a importância da economia de água e dizer não ao desperdício, com o tema “Água, a continuidade da espécie humana na Terra”, a partir das 9 da manhã;


  • Ainda no Cais de Santa Luzia haverá torneios de vôlei, futebol, handebol e basquete, a partir das 9 da manhã;


  • No Estádio Municipal será desenvolvido durante todo o dia as seguintes atividades a partir das 8h da manhã:
    - Circuito de ginástica localizada, aeroboxe, alongamento e caminhada.
    - Caminhada de costas enchendo uma bexiga(bola) num percurso de 400m.
    - Caminhada em duplas, um de costas para o outro, com uma bola de habilidade nas costas.
    - Revezamento com bola de pingue-pongue sendo levada em uma colher de sopa.
    - Futsal de cego, onde as pessoas estarão vendadas e jogando com deficientes visuais.
    - Abraço no Estádio Municipal com as pessoas que estejam de passagem pelo local, incluindo os alunos das escolas e funcionários da Secretaria de Esporte e Lazer.
    - Corrida de revezamento direcionado e provas de destreza física, força e habilidade, salto em distância em duplas, arremesso de peso com o intuito de acertar um obstáculo com os olhos vendados.
    - Diversas atividades para todas as idades, utilizando a coordenação motora, agilidade, força, velocidade e equilíbrio.

domingo, 25 de maio de 2008

Cava, Caravelas e Universidade também garantem vaga uma rodada antes do fim da primeira fase do Super de Praia da 1ª divisão

O Angra Vasco, na foto ao lado, tem que vencer seu último jogo diante do Bonfim, num dos clássicos de maior rivalidade no futebol de praia de Angra, na rodada final, para conseguir a classificação.
Depois do Encruzo e Bonfim assegurarem vagas na segunda fase do Supercampeonato de Futebol de Praia, mais três equipes garantiram a classificação uma rodada antes do fim da primeira fase da competição: Cava e Caravelas, pela Chave A, e Universidade, pela Chave B. Santo Antônio, Balneário e Carioca, todos da Chave A, vão disputar a ultima vaga deste grupo, mas Balneário e Carioca, que se enfrentam na rodada final, precisam torcer por um tropeço do Santo Antônio diante do Cava, já classificado, e aí sim terão chance, caso um ou outro vença, pois o empate não serve.
Apesar da situação do Camorim e Marítimo, na Chave B, ser teoricamente cômoda, pois ambos têm oito pontos e o único que poderá ameaça-los seria o Angra Vasco, que tem cinco pontos, vai enfrentar o líder e já classificado Bonfim na última rodada. Mesmo que o time cruzmaltino vença esse confronto, tudo vai depender dos critérios de desempate em caso de igualdade em número de pontos. No jogo da teoria também não podemos esquecer que tradicionalmente existe uma grande “rivalidade” de bairro entre os times do Bonfim e Angra Vasco. Certamente, mesmo com o Bonfim já classificado, provavelmente não vai dar moleza para o co-irmão da mesma comunidade, o que torna esse clássico ainda mais interessante. Porém, as duas últimas vagas na Chave B vão ser decididas mesmo por esse três times. Fortaleza pela Chave A, Angra Flu e Juventus pela Chave B, já estão eliminados.
Resultados da 6ª rodada, realizada no último sábado, 24, à tarde, nos campos do Aterro do São Bento: Encruzo 2 X 2 Santo Antônio; Cava 7 X 1 Balneário; Caravelas 4 X 2 Carioca; Camorim 0 X 2 Juventus; Universidade 2 X 0 Angra Vasco; Marítimo 3 X 2 Angra Flu. Folgaram: Fortaleza e Bonfim.
Na foto, o Caravelas do atacante Paulinho, à direita, falando com o árbitro Ambrósio, já garantiu vaga na próxima fase do Super de Praia da 1ª divisão.
A última rodada promete fortes emoções e certamente o aterro do São Bento vai estar lotado de torcedores no próximo sábado, 31, à tarde. Confira os jogos da rodada final da primeira fase do Supercampeonato de Praia da 1ª divisão:

Chave A:
Santo Antônio X Cava

Caravelas X Fortaleza

Carioca X Balneário

Folga: Encruzo

Chave B:

Marítimo X Universidade

Juventus X Angra Flu

Angra Vasco X Bonfim

Folga: Camorim


Classificação da 1ª divisão:
Chave A
1º) Encruzo.....................13 PG
2º) Cava..........................12 PG
3º) Caravelas..................10 PG

4º) Santo Antônio............6 PG
5º) Balneário...................4 PG
Carioca........................4 PG
7º) Fortaleza....................1 PG
Chave B
1º) Bonfim........................13 PG
2º) Universidade.................9 PG
3º ) Camorim.......................8 PG
Marítimo........................8 PG

5º) Angra Vasco...................5 PG
6º) Angra Flu........................4 PG
7º) Juventus.........................3 PG

Comunidade do Village, em Jacuecanga, se diverte para valer com o projeto “Vem brincar com a gente”

A Prefeitura Municipal de Angra, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer-(SMEL), transformou a manhã do último domingo, 25/05, da comunidade do Village, em Jacuecanga, num grande “barato”. O Projeto “Vem Brincar com a Gente”, proporcionou aos moradores, principalmente as crianças, atividades de recreação e lazer, com muitas brincadeiras como ping-pong, futebol de botão, jogo de basquete, cabo de guerra, torneio de futebol, mini vôlei, pulando corda, entre outras. A criançada se divertiu para valer e até os adultos também gostaram de entrar na “farra”. No próximo sábado, dia 31, os professores de educação física e recreadores da Secretaria de Esporte e Lazer vão estar proporcionando diversão à comunidade da Japuíba, no Campo da Porteira, dentro do projeto “Sábado na Praça”, da Prefeitura de Angra, e no domingo, dia 1º de junho, a diversão será na Monsuaba, a partir das 9 da manhã.

Jogo de máster entre Monsuaba e Seleção Angrense será a atração esportiva de domingo na festa do padroeiro do bairro

A Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, promoverá no próximo domingo, 1º de junho, no último dia da Festa do Padroeiro de Monsuaba, Sagrado Coração de Jesus, várias atividades esportivas e recreativas, e entre as atrações do evento está uma partida de futebol de máster. Na foto, João Soldado e Tota, empolgados com o jogão de domingo que vem.

Como nos velhos tempos, a comunidade local vai poder matar saudade de um dos mais tradicionais times amadores do município, o Monsuaba Futebol Clube, de grandes participações em campeonatos da cidade, hoje em dia afastado das competições, enfrentando uma Seleção Angrense formada por atletas que já defenderam a camisa de Angra no passado, mas que ainda “batem um bolão”, porém, já veteranos.

O jogo está programado para ás 11 da manhã, marcando a inauguração do campo da Monsuaba. Entre as feras do Monsuaba vão estar em campo no domingo os Goleiros César e Luís Fábio, Tota, Deco, Lelei, Naudenir, Rivaldo, Birinha, Simar, Mala, Alcino, Paulo Henrique, André, Ademir da Guia, Cassiano, Nié, Ailton, Velti, Dinei, todos comandados pelo também veterano João Soldado, que será o treinador, pois está se recuperando de uma cirurgia no joelho.

Pela Seleção Angrense que está sendo formada pelo técnico Vandi Queiroz estão confirmados os nomes dos goleiros Cebola e Marquinhos, Valmir, Odair, Julião, Valério, Dé, Charles, Riscado, Jéferson, Kikito, Ivo, Ronaldinho, Ricardinho, Henrique, Cocó, entre outros. Muitos desses nomes, apesar de veteranos, ainda conseguem “bater sua bolinha” cotidianamente e manter minimamente a forma física, já que a técnica não se perde com o tempo. Promete ser um jogão.

Na preliminar, às 9h, a Prefeitura de Angra vai promover um jogo amistoso entre as escolinhas da Monsuaba e de Jacuecanga, dois dos pólos do PEC – Projeto de Esportes para Crianças, desenvolvido pela Secretaria de Esporte e Lazer. Paralelo às partidas de futebol no campo da Monsuaba, a equipe de professores de educação física da secretaria vai estar agitando o dia da criançada e também dos adultos com atividades recreativas e de lazer com a realização do projeto “Vem brincar com a gente”, que tem marcado presença nas comunidades de vários bairros do município levando muitas brincadeiras como tênis de mesa, futebol de botão, cabo de guerra, mini vôlei, pulando corda, mini golfe, torneios de futebol e basquete, entre outras. Na foto, Valter, Sebastião, João Soldado, Manel, Firmino e Tota, moradores da Monsuaba se mobilizando para o jogo de máster no domingo que vem.

Sucesso de alunos do PEC de Hipismo da Prefeitura repercute positivamente em escola municipal no combate a violência

Implementada a cerca de dois meses em parceria com o Haras da Banqueta, o PEC – Projeto de Esportes para Crianças – do Hipismo, da Prefeitura de Angra, em curto espaço de tempo, já começa gerar não somente vitórias e medalhas para as crianças que participam da iniciação esportiva nesta modalidade, mas também resultados positivos na formação educacional delas, com repercussão no ambiente escolar. Nas fotos, as crianças do Cleusa Jordão e Tereza Pinheiro de Almeida: Daiana e Leandra; Lídia e Taís; Pedro e Ruan ; Crislane e Hanna.

Que a prática do esporte tem influência na orientação e na educação de crianças e jovens todo mundo já sabe, mas os fatos e exemplos que ocorrem no dia-a-dia, reforçam ainda mais o discurso da importância do esporte na vida de qualquer ser humano. E um desses exemplos ocorreu essa semana na Escola Municipal Cleusa Jordão, colégio em que estudam as 11 das 13 crianças que têm aulas de iniciação no Hipismo no Haras da Banqueta e que vêm tendo bons resultados e conquistando vitórias, medalhas, nas etapas do campeonato estadual deste esporte.

Os resultados positivos alcançados por essas crianças na segunda etapa do estadual, ocorrida no último dia 10, no Clube Militar de Pólo, em Deodoro, Rio de Janeiro, teve destaque na imprensa e ganhou manchetes e reportagens nos principais veículos de comunicação da cidade e da região. Isso foi o suficiente para que a diretora da escola municipal do bairro da Japuíba, Leila Kesseler, juntamente com os estudantes que praticam o hipismo, recortassem as matérias dos jornais e exibissem no mural do colégio as vitórias dos alunos, tendo o esporte como chamariz e mais uma vez, referência importante na formação das crianças e dos jovens.

A diretora também deu ênfase no mural do colégio, a colocação de frases que chamam a atenção para o fato de que infelizmente algumas notícias policiais em jornais da cidade, têm envolvido alunos do Colégio Cleusa Jordão, em episódios de violência, mas que desta vez, a escola, através de seus alunos, estava nas manchetes das vitórias no esporte. Esse mural tem tido uma grande repercussão no ambiente escolar, e é claro, nas mentes dos alunos, que acabam refletindo sobre o fato e multiplicando essas informações dentro do colégio e na própria comunidade da Japuíba e em bairros vizinhos, oriundos de manchetes e notícias de violência.

Deste grupo, todas as crianças são de comunidades carentes que estudam na Escola Municipal Cleusa Jordão, e que normalmente não teriam esse tipo de oportunidade, pelo fato do Hipismo ser uma modalidade esportiva que implica em investimentos financeiros muito além do poder aquisitivo delas, trabalho que possibilita a popularização e maior acesso a esse esporte.

Sucesso e medalhas na última competição

Das 13 crianças que participam da iniciação no Hipismo através do PEC – Projeto de Esportes para Crianças – da Prefeitura de Angra, 10 competiram para valer na última etapa do estadual, e cinco delas conquistaram medalhas de 1º lugar na categoria iniciante 40 cm para saltos de obstáculos, num percurso de 400 metros, tendo que que completar a prova entre 45 a 55 segundos, com menos obstáculos derrubados, total de oito. Segundo o treinador das crianças, Wander Fiuza, foi um resultado super positivo, já que o trabalho com as crianças na Vila Hípica de Angra, na Banquete, começou a menos de dois meses.

As outras cinco crianças que competiram na categoria 60 cm para saltos de obstáculos, onde a velocidade na condução do cavalo aumenta, tendo que fazer no mínimo 325 metros por minuto, não chegaram entre as cinco primeiras colocações, porém tiveram boa participação na etapa. A próxima competição, a 3ª no ano, acontecerá de 20 a 22 de junho, em Cachoeiro de Macacu.

sábado, 24 de maio de 2008

Intercâmbio entre atletas da ACOAR e de São Paulo agita piscina do Ceav em disputa de Caiaque Pólo



Um esporte pouco conhecido no Brasil e pouquíssimo em Angra dos Reis, o Caiaque Pólo tem força em São Paulo e em cidades como Brasília e Londrina, onde estão as principais equipes brasileiras deste esporte, sendo duas delas na capital paulista. Apesar da pouca fama, a ACOAR – Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis – em parceria com a Prefeitura de Angra, através da Secretaria de Esporte e Lazer, promoveu no último sábado, 24, um evento de intercâmbio de seus atletas com canoístas paulistanos, e entre eles cinco que já disputaram mundiais de caiaque pólo pelo Brasil.
Fernando, Luiz, Fred, Gabriela e Juliana fazem parte da equipe “São Pólo”, uma expressão caracterizada pela junção da inicial do nome da cidade e o nome do esporte. Eles realmente são feras na condução da bola dentro da piscina, utilizando o remo, no equilíbrio do caiaque, na agilidade quando saem para o ataque e na hora do lançamento da bola com as mãos para o gol. O Caiaque Pólo já é disputado em São Paulo há 10 anos.
Além da equipe São Pólo, existem mais três times fortes no Brasil e que vêm se destacando em competições nacionais e até internacionais, quando vão representar o Brasil nos campeonatos mundiais. Aqui em Angra o Caiaque Pólo já foi praticado em outras oportunidades por canoístas da ACOAR e realização deste evento é justamente para reavivar esses velhos tempos e voltar a dar ritmo de jogo para os atletas da cidade. A intenção é organizar em 2009 uma competição nacional em Angra dos Reis.

Angra inicia avaliação física dos jogadores que já se incorporaram ao elenco

O preparador físico Marcus Câmara de Oliveira, o Marquinhos, já começou a avaliar as condições físicas dos jogadores do Angra Esporte Clube dois dias após o evento de apresentação oficial dos atletas e comissão técnica ocorrido na última segunda-feira, 19. O trabalho está sendo realizado em conjunto com o fisiologista Rodrigo Toledo que está investigando as funções orgânicas, atividades vitais dos atletas, como o crescimento, a nutrição e a respiração, como num processo evolutivo paralelo ao condicionamento físico.
Apenas parte dos jogadores iniciou o trabalho nesta semana, já que do grupo que se apresentou no evento no dia 19, a maioria voltou para suas casas e só estará se reintegrando nesta segunda-feira, 26, aí sim, com o grupo praticamente completo, só restando os atletas que estão vindo por empréstimo do Friburguense.
Na quarta-feira, 22, os jogadores treinaram em tempo integral, sendo pela manhã na piscina do GDV um trabalho de fortalecimento muscular, com batidas de pernas, pedaladas e piques curtos, durante cerca de 50 minutos e na parte da tarde, um treinamento físico intervalado de condicionamento aeróbico, com tomada de tempo de cada jogador numa seqüência de voltas no campo, chamado de pirâmide, iniciando com uma volta, depois duas e por último três voltas, e invertendo essa seqüência (3/2/1), sempre com uma parada para medir os batimentos cardíacos. No final, um trabalho com bola, de dois toques.
Participaram desta atividade os jogadores Gabriel (zagueiro), Renan (meio atacante), Valnei (meio atacante), Cássio (lateral), Diego (zagueiro), Carlos Vinicius (meia e lateral) e Lucas Augusto (zagueiro), esses dois últimos estão sendo observados pela comissão técnica. Outro que também está sendo analisado é o goleiro Fabrício, de 20 anos, que fez um trabalho paralelo, também de condicionamento físico, com o treinador Sérgio Magalhães, já que o preparador de goleiros, Roberto Bahia, só se apresenta na segunda-feira.
O atacante Carlão e o meia Fábio não participaram das atividades neste dia, pois o primeiro estava com um estiramento na parte posterior da coxa esquerda e o segundo com uma bolha no pé. Ambos foram poupados e ficaram na concentração, sendo acompanhados pelo fisioterapeuta Renan Coelho Costa. A partir da próxima semana, já com o grupo praticamente completo, vai ser agendado os exames médicos, que serão acompanhados pelo Dr. Gustavo de Assis Nogueira e também as consultas odontológicas com o Dr. Luís Gustavo Brito Rabha.

Ambiente familiar tendo o carinho e a atenção da Tia Irene

A casa alugada pela diretoria do Angra para a moradia dos atletas, em Jacuecanga, já começa a ganhar clima de um ambiente acolhedor e familiar. Toda a estrutura que uma casa necessita está sendo providenciada pelos dirigentes e como em qualquer família, um lar precisa de uma referência. Organizar as tarefas e conduzi-las, “puxar a orelha” quando for necessário, demonstrar afeto e carinho, são características que são comuns a Irene Maria Guimarães dos Santos, 54 anos, que desde 1993 é a Tia Irene de muitos atletas que já defenderam a camisa de Angra dos Reis no basquete e no futebol. Ela foi a cozinheira dos times de basquete da Liga Angrense, da equipe do Real no futebol profissional e desde 99 é a secretária do Angra Esporte Clube.
Tia Irene fala com orgulho e satisfação, que toma conta e cuida dos “meninos” há muito tempo. É óbvio que a “família” sempre mudou muito de integrantes nesses anos todos, mas para ela fica a saudade de quem já se foi e a certeza de que os que estão chegando terão muito amor e dedicação. Irene, além de organizar as atividades da casa para outros auxiliares, ela não se importa de também pegar na massa e tem fama de cozinheira de “mão cheia”. Os jogadores do Angra e a comissão técnica que já estão na casa, começam a desfrutar dos seus quitutes e fazer eco do sucesso da Tia Irene.

Angra no Dia do Desafio e driblando a inatividade

Esse ano o evento acontece no dia 28, nesta quarta-feira, a partir das 8 da manhã
Angra dos Reis participará pelo terceiro ano consecutivo do Dia do Desafio, evento internacional de atividade física, que acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, com o objetivo de despertar ao redor do mundo a consciência para a importância do exercício físico, incentivando a regularidade de hábitos saudáveis e combatendo o sedentarismo, além da reeducação alimentar. O Dia do Desafio começou em uma pequena cidade do Canadá em 1983 e o Brasil começou a participar em 1995, no Estado de São Paulo, com a adesão de 35 cidades e a mobilização de quase 2 milhões de pessoas.
O Rio começou a participar do evento em 1998, com a cidade de Campos dos Goitacazes. Mas a participação cresceu tanto, que em 2007, houve a adesão de 100% dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, com quase 3,5 milhões de pessoas fazendo algum tipo de atividade física pelo menos durante 15 minutos.
Cada vez mais cidades em todo o mundo participam do Dia do Desafio, que na América Latina tem a coordenação do SESC São Paulo. A Prefeitura de Angra, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, estará promovendo o evento a partir das 8 da manhã e vale de tudo entre as atividades que serão realizadas: caminhar, andar de bicicleta, nadar, correr, jogar bola, fazer ginástica, promover gincanas, jogos e brincadeiras. Esse ano, Angra enfrentará a cidade de Soledad de Graciano, do México.

Programação em Angra:
- Todas as academias do município foram convidadas e participarão das atividades.
- Os programas de atividades nas comunidades – PEC (Projeto de Esportes para Crianças) e PAC (Projeto de Ação Corporal) estarão desenvolvendo ações em seus respectivos pólos.
- No Belém, Jacuecanga e Perequê acontece o passeio ciclístico e o aulão de ginástica.
- Em Monsuaba vai ocorrer Futevôlei e aulão de alongamento.
- No Camorim Grande acontecerão atividades recreativas na praia.
- No CEAV vai ocorrer recreação aquática.
- Na Praça Lopes Trovão, no Centro, conhecida como Praça do Papão, muitos jogos recreativos (pingue-pongue, jogo de botão e jogo de futebol na tábua de pregos) e ainda aulas de ginástica, dança e aeroboxe.
- Os colégios municipais, estaduais e participares estarão desenvolvendo atividades extra-escolares.
- As Secretarias Municipais e a Câmara Municipal vão desenvolver atividades de alongamento com os professores da Secretaria de Esporte e Lazer.
- Ginástica Laboral na empresa Limpacol, no Areal, com a professora Juliana.
- No Cais de Santa Luzia, Centro, o Mestre Kadena, estará desenvolvendo uma atividade física, onde os participantes deverão encher três caixas de água de 1.000 litros, com copinhos de café de 20ml. O objetivo é conscientizar para a importância da economia de água e dizer não ao desperdício, com o tema “Água, a continuidade da espécie humana na Terra”.
- No Cais de Santa Luzia haverá torneios de vôlei, futebol, handebol e basquete.
- No Estádio Municipal será desenvolvido durante todo o dia as seguintes atividades a partir das 8h da manhã:
Circuito de ginástica localizada, aeroboxe, alongamento e caminhada.
Caminhada de costas enchendo uma bexiga(bola) num percurso de 400m.
Caminhada em duplas, um de costas para o outro, com uma bola de habilidade nas costas.
Revezamento com bola de pingue-pongue sendo levada em uma colher de sopa.
Futsal de cego, onde as pessoas estarão vendadas e jogando com deficientes visuais.
Abraço no Estádio Municipal com as pessoas que estejam de passagem pelo local, incluindo os alunos das escolas e funcionários da Secretaria de Esporte e Lazer.
Corrida de revezamento direcionado e provas de destreza física, força e habilidade, salto em distância em duplas, arremesso de peso com o intuito de acertar um obstáculo com os olhos vendados.
Diversas atividades para todas as idades, utilizando a coordenação motora, agilidade, força, velocidade e equilíbrio.
Aulão de Artes Marciais.

Super de Praia no aterro do São Bento tem 11 jogos neste fim de semana


No sábado, 24 e domingo, 25, acontecem os jogos da sexta rodada do Supercampeonato de futebol Praia, respectivamente com partidas da primeira e segunda divisões. Serão seis jogos no sábado à tarde e mais cinco no domingo pela manhã. A disputa está bastante, principalmente na “segundona”, onde praticamente todos os times que disputam o campeonato ainda estão com chances de classificação.
Na primeira divisão, dois clubes já garantiram suas classificações para a fase seguinte do Super de Praia, Bonfim e Encruzo, porém, mesmo faltando duas rodadas, a disputa segue complicada para saber quais equipes ficarão com as seis vagas restantes para a próxima etapa da competição, distribuídas igualmente pelas duas chaves, A e B.

Jogos da primeira divisão:

Chave A

Encruzo X Santo Antônio
Cava X Balneário
Caravelas X Carioca
Folga: Fortaleza

Chave B

Camorim X Juventus
Universidade X Angra Vasco
Marítimo X Angra Flu
Folga: Bonfim

Jogos da segunda divisão:

Nacional X Boca Júnior
Família X Palmeiras
Moleques do B X Vasco Angra
Estrela Azul X Ájax
Veleiro X Jardim Balneário
Folga: Falange

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Jogos da semifinal do Campeonato Angrense Infantil são adiados para o dia 31



Em reunião realizada na noite da última terça-feira, 21, na sede da LAD - Liga Angrense de Desportos – os dirigentes dos clubes envolvidos nas semifinais do Campeonato Angrense de Futebol Categoria Infantil, Real, Escolinha do Batista, Independente e Estrela Branca, decidiram transferir a data dos dois jogos para o dia 31 de maio. A realização das partidas continuam confirmadas para o Estádio Municipal, porém não mais no dia 24, pois nesta data já estava programado uma prova de aptidão física, para os candidatos ao cargo de Operador de Trânsito, da Prefeitura de Angra.
Ficou acertado que Real X Independente farão o jogo preliminar, programado para às 15h e a partida de fundo será entre Escolinha do Batista X Estrela Branca, às 17h. O jogo da final será no dia 7 de junho, também no Estádio Municipal, e o clube campeão levantará o troféu que leva o nome do jornalista Beto Carmona, numa homenagem definida pela LAD em conjunto com os dirigentes dos clubes que disputam o campeonato infantil.

Daniel Santiago disputa mais um Campeonato Mundial

O angrense medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos Rio-2007, o velejador Daniel Rabha Nunes Santiago, que conquistou o primeiro lugar na Classe J24, vai disputar o Campeonato Mundial da classe no próximo mês, na Sardenha, na Itália. É a sexta vez que o velejador disputa um mundial. Ele é o atual Bicampeão Mundial da Classe J24(sexto lugar na Holanda em 2003, 14o. nos EUA em 2004, vice em 2005 na Inglaterra e campeão em 2006 na Austrália e 2007 no México) com a tripulação do Bruschetta Sailing Team. Depois de mais de cinco anos velejando juntos a tripulação do Bruschetta Sailing Team irá se dividir no Campeonato Mundial de 2008. Daniel aceitou o convite do xará Daniel Glomb e resolveu disputar a competição em outro time. Segundo ele, a disputa do Campeonato Mundial em outra equipe será um novo desafio.
- Logo após o Pan-americano cada um da equipe se dedicou a projetos diferentes, eu resolvi velejar na classe Star e em barcos de Oceano, voltar para a classe J24 não estava nos meus planos, só que com a proximidade do Campeonato Mundial e o convite do Daniel Glomb, resolvi defender o título mais uma vez, - explicou o velejador.
Maurício Santa Cruz que foi ouro no Pan com Daniel decidiu ir para o mundial a poucas semanas e a preparação do velejador angrense já estava em andamento com a nova equipe. Daniel gostou da notícia. - Acho muito bom o Maurício também ir, claro que eu não vou querer saber dele ganhando da gente, mas é importante o Brasil mostrar que é forte na classe. Na água durante as regatas a rivalidade é muito grande das duas partes, mas em terra continuamos sendo grandes amigos e torço para que ele faça um belo campeonato, portanto que não ganhe de mim, - falou em tom de brincadeira.
A equipe do Bravíssimo Racing Team, além de Daniel Santiago conta com a presença do também ouro no Pan, Alexandre Saldanha, do argentino Alfredo Rovere, de Sérgio Almeida e do timoneiro Daniel Glomb. O campeonato começa no início de próximo mês e a equipe embarca nessa sábado para disputar o campeonato italiano que acontece no mesmo local do mundial, como forma de preparação final para a disputa mais importante.
Daniel é assessor jurídico da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra). Ele tem de 29 anos e sua história de sucesso começou cedo. O atleta conheceu o mundo das velas aos 6 anos, no Bracuí, encarando o esporte como um hobby e ao longo de sua vida fez uma carreira de sucesso. Além de bicampeão mundial na classe J-24, foi medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo, em 2003. Em 2005, também no “Bruschetta”, conquistou na França, o vice-campeonato Europeu de Iatismo na Classe J/24. Filho de Cláudio Nunes Santiago e de Ana Amélia Rabha, Daniel está em entre os grandes nomes mundiais do esporte, na função de regulador de vela. Ele divide seu tempo entre o trabalho na TurisAngra e o esporte que abraçou. Dedica feriados e fins de semana ao treinamento, os horários que sobram durante a semana ao treinamento físico. As férias ele tira ao longo do ano, em períodos de uma semana, para participar das competições.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Apresentação dos jogadores do Angra acontece em grande estilo e reúne mais de 200 pessoas




Bruno Suzano e Fabrício Carvalho receberam simbolicamente das mãos do prefeito Fernando Jordão e do secretário Marcus Venissius as camisas do Angra de números 8 e 10



Prefeito Fernando Jordão prestigia evento, reitera apoio do governo municipal ao Angra e destaca que clube demonstra estar mais estruturado, e a credibilidade irá atrair novos parceiros. Ao lado de prefeito, o secretário de Esporte e Lazer, Marcus Venissius, o presidente do Angra Esporte Clube, George Fedrizzi e o presidente da Organização Mundial do Esporte, George Thieme Verllague.

O dia 19 de maio foi um dia especial não só para o Angra, mas também para o esporte da cidade. O evento de apresentação oficial dos jogadores, da comissão técnica e lançamento da campanha de marketing do clube foi bastante concorrido e reuniu mais de 200 pessoas, entre elas, sócios fundadores do Angra, dirigentes de federações, ligas, clubes e associações esportivas, atletas, autoridades governamentais e de demais setores, empresários, imprensa, entre outros segmentos da sociedade. Todos que chegavam ao Estádio Municipal recebiam um adesivo com o slogan “Chegou Nossa Vez – 10 anos”, numa referência a primeira década de fundação do clube que acontecerá em 2009, ano em que o Angra espera chegar a tão sonhada 1ª divisão do futebol profissional do Rio.
Os convidados também receberam uma tabela com os jogos do clube no campeonato estadual da segunda divisão e todos os jogadores, comissão técnica, dirigentes do Angra e a equipe que trabalhava no receptivo vestiam uma camisa alusiva a campanha de marketing. Um vídeo com cerca de 3 minutos abriu o evento, contando um pouco da trajetória do Angra no futebol profissional, com imagens de gols de competições passadas, fotos, destacando filosofia de reestruturação do clube, agora voltada para uma visão empresarial e do planejamento pleno, com vertentes nas áreas da comunicação e do marketing. A busca pela valorização da marca do angra ganhou ressalva, assim como um paralelo feito ente as inúmeras qualidades e títulos já conquistadas por Angra dos Reis pelas suas belezas naturais, mas que estava faltava um, o de campeã no futebol, com o time chegando a elite do futebol carioca.
Muitos convidados ilustres

Além do prefeito Fernando Jordão, outros convidados ilustres deram ainda mais credibilidade ao evento com as suas presenças. O secretário de Esporte e Lazer Marcus Venissius Barbosa reiterou as palavras do prefeito no apoio irrestrito ao Angra Esporte Clube e ainda fez ressalvas a nova fase do clube, que se reestrutura e já apresenta resultados da gestão administrativa implementada. A participação do presidente da Organização Mundial do Esporte, George Thieme Verllague, deu ainda mais prestigio ao evento e ao Angra Esporte Clube. Verllague destacou a posição da cidade no cenário internacional como um dos mais belos lugares do mundo, elogiou o trabalho desenvolvido pelo clube e disse que irá ajudar o Angra no que for preciso na busca de parceiros para que a projeção de se chegar a 1ª divisão do futebol profissional aconteça de fato em 2009.
O presidente do Angra, George Fedrizzi, como anfitrião, agradeceu a presença de todos, falou da importância da parceria da Prefeitura e do apoio do secretário Venissius, da participação da Funtresve que está cedendo a infraestrutura do complexo do GDV para a preparação dos jogadores para o campeonato, e complementou: “...podem ficar confiantes, pois iremos fazer de tudo para levar o Angra a primeira divisão, porém antes disso, temos que trabalhar muito, com responsabilidade, mas também com ousadia, para ganharmos a segunda divisão e aí sim, chegarmos bem mais preparados a elite do futebol carioca.
Jogadores e comissão técnica apresentados
Um por um, o plantel dos jogadores para a disputa do estadual foi apresentado, mas dois deles, representando todo o grupo, Fabrício Carvalho e Bruno Suzano, subiram ao palco para receber simbolicamente das mãos do prefeito Fernando Jordão e do secretário Marcus Venissius, as camisas do Angra Esporte Clube de números 8 e 10.
Além dos dois, mais 15 foram apresentados, e os demais, a maioria ainda jogando no Friburguense, não puderam estar presentes ao evento, pois a equipe da região serrana está disputando a Copa Rio. São eles: Lucas(zagueiro), Moacir(meia), Valnei(atacante), Diego(zagueiro), Carlos Vinícius(meia), Augusto Lucas(zagueiro), Saulo(volante), Vitor Hugo(zagueiro), Camilo(meia), Marquinhos(meia), Fidalgo(atacante), Carlos(atacante), Renan(meia), Gabriel(zagueiro) e Cássio(lateral).
Do grupo que vem do Friburguense estão: os goleiros Adriano e Felipe, Everton(lateral), Cadão(zagueiro), Gilson(lateral), Cassiano(volante), Diego Cocada(meia), Carlos Alberto(meia) e Ziquinha(atacante). Ainda se apresentarão: Guerra(lateral), Ademir(lateral), Índio(volante), Alex Carioca(atacante) e Kléber(meia). Da comissão técnica estiveram presentes: o técnico Sérgio Magalhães, o auxiliar técnico Luís Bambu, o gerente de futebol Napoleão Nascimento, o diretor de futebol Mauro Figueiredo, o preparador físico Marcus Câmara de Oliveira, o supervisor Jorge Rosa, o roupeiro Júlio Rosa, o fisiologista Rodrigo Toledo, o preparador de goleiros Roberto Bahia, o médico Gustavo de Assis Nogueira, o dentista Luís Gustavo Brito Rabha e o fisioterapeuta Renan Coelho Costa. Ainda falta definir os nomes do enfermeiro, massagista e de um outro médico.

domingo, 18 de maio de 2008

Semifinais do Campeonato Angrense Infantil acontece no sábado no Estádio Municipal

Fotos - Os times do Real Esporte Clube, o Tricolor da Japuíba, e Escolinha do Batista, do Frade, enfrentarão respectivamente nas semifinais as equipes do Independente e Estrela Branca.
Estrela Branca ratifica classificação com goleada sobre o Funtresve/Flu
e Náutico surpreende e faz 6 a 1 no já classificado Real


Acabou sendo mesmo uma rodada para cumprir a tabela. Os dois últimos jogos da fase classificatória do Campeonato Angrense de Futebol Juvenil, organizado pela LAD (Liga Angrense de Desportos), não valiam nada, pois os nomes dos semifinalistas da competição já estavam definidos deste a penúltima rodada. As partidas foram realizadas no sábado passado, 17, com a vitória de goleada do Estrela Branca por 8 a 1 sobre o Funtresve/Flu, no campo do Barbosão(Belém) e com o Náutico vencendo o Real por 6 a 1, no campo do adversário. Tanto o time do Belém como o Tricolor da Japuíba já estavam classificados para a semifinal.
Nesta terça-feira, 20, a LAD promove uma reunião com os dirigentes dos clubes envolvidos na semifinal, para decidir a ordem dos jogos da rodada dupla, que será realizada no Estádio Municipal no próximo sábado, 24. A Liga também vai decidir se as partidas serão disputadas pela manhã ou à tarde.


Os jogos da semifinal:

Escolinha do Batista (1º da Chave A) X Estrela Branca (2º da Chave B)

Real Esporte Clube (1º da Chave B) X Independente (2º da Chave A)

Classificação:
Chave A

1º) E. Batista.........................6 PG
2º) Independente.................6 PG
3º) Novo Camorim...............4 PG
4º) E. Maguila.......................1 PG



Chave B
1º) Real...........................9 PG
2º) Estrela Branca.........9 PG
3º) Náutico......................7 PG
4º) Adip...........................4 PG
5º) Funtresve/Flu.........1 PG

Obs: O confronto direto foi o 1º critério de desempate que determinou as primeiras colocações das duas chaves, já que as equipes dentro de seus grupos terminaram com o mesmo número de pontos.